AFINAL, O QUE É POLÍTICA?

Política, bem ou mal, é necessária.

Por José Candido de Avelar Neto 05/06/2019 - 11:35 hs
AFINAL, O QUE É POLÍTICA?
Mãos que sustentam o mundo.

Falar de política não é difícil, nem mesmo para pessoas que dizem, “eu não gosto de política”, afinal, muito facilmente encontramos nas rodas de amigos ou em diversos lugares pessoas falando de política. Difícil mesmo é dar uma resposta à pergunta, o que é política?

Este tema afugenta muitas pessoas das rodas de amigos e pode muitas vezes abalar um laço de amizade, porque as pessoas, “não todas, mas uma grande parcela da população” foge deste tema. Achando que política é tão apenas a arte de governar, de quem está no poder, e diante desta equivocada acepção diz não gostar de política.

Porém política em sua verdadeira acepção vai além do poder, de governar algo, política é sim a arte e a ciência do bem comum, a palavra política surgiu na Polis (cidade) Grega, e foi criada pela humanidade para organizar esforços.

Segundo o grande filósofo Aristóteles, o homem é um animal político, pois necessita da companhia de outras pessoas, ou seja: refere-se à vida comum, as regras de organização dessa vida, os objetivos da comunidade e as decisões sobre todos esses pontos.

Para Dalmo de Abreu Dallari, em sua obra “O que é participação política¹” política é a conjugação das ações dos indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum.

Mesmo sem saber, ou muitas vezes sem querer, fazemos política, em nossa cidade, em nosso bairro, enfim em nossa vida toda estamos fazendo política. A política encarrega-se de organizar a sociedade evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça, tratando da convivência dos diferentes, de direcionar os esforços de diversas pessoas, mesmo com opiniões diferentes em um único objetivo. Quando falamos de política, logo nos vem em mente à imagem de uma pessoa bem vestida, cumprimentado todo mundo, e pedindo seu voto nas urnas, porém a política séria e verdadeira é o ato de buscarmos o bem de todos com o esforço em comum.

Você que agora lê este texto, alguma vez já se mobilizou em ajudar alguém que necessitava de algo, que outros podiam ajudar? Então você acabou de fazer política, sabia? Quando juntamos nossos esforços com os de outrem em busca de algum objetivo comum, isso é fazer política.

Infelizmente estamos sendo bombardeados com notícias que nos levam a querer pensar diferente. Hoje ligamos a TV, lemos jornal, acessamos a internet, vemos notícias de corrupção, troca de favores ou a busca do bem pessoal em detrimento ao bem comum.

Estas atitudes mostram a fragilidade de certas pessoas em lidar com o tema política. Levando-as a fazer a velha máxima do loteamento de cargos e troca de favores pessoais. Vemos partidos políticos com dificuldade em montar sua base, ou seja, as pessoas que as ajudaram a ajudar o próximo, prevalecendo o, sou contra por que foi “fulano” que propôs. Enquanto não pensarmos no bem comum, não conseguiremos fazer política séria e com P de polis, e continuaremos a fazer a velha e afugentada politicagem, onde prevalece o bem de poucos em detrimento de muitos.

E então, o que é política?

____

¹ O Que É Participacao Politica - Col. Primeiros Passos
Autor: 
Dallari, Dalmo de Abreu
Editora: 
Brasiliense