Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

|Universo| Entenda por que o dia na Terra já teve 19 horas

Há 2,5 bilhões de anos, as jornadas eram mais curtas pela distância menor entre o planeta e a Lua

Terra/Foto: Google Imagens
|Universo| Entenda por que o dia na Terra já teve 19 horas Hoje, um dia tem 24 horas em função da Lua e seu afastamento gradual de nós.

Há 2,5 bilhões de anos, um dia terrestre tinha 19 horas. A informação aparece em um estudo feito por cientistas da Academia Chinesa e publicado na revista Nature Geoscience.  O que o artigo mostra é uma estagnação que pode ser responsável pelo florescimento da vida vegetal – e um aumento nos níveis de oxigênio – antes do dia ter a duração atual.

Hoje, um dia tem 24 horas em função da Lua e seu afastamento gradual de nós. Existem outros fatores – incluindo processos no núcleo da Terra e marés solares relacionadas ao aquecimento da atmosfera – mas as forças de maré de nossa Lua são as mais críticas na determinação das jornadas diárias.

“Com o tempo, a Lua roubou a energia rotacional da Terra para impulsioná-la para uma órbita mais distante”, disse Ross Mitchell, geofísico do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências e principal autor do estudo.

Parece que a mudança da órbita da Terra e o ângulo em que ela gira poderiam ter tanta influência – com resultados dramáticos para a Terra antiga. O estudo não encontra uma mudança lenta e constante na duração do dia voltando no tempo, como prevê a maioria dos modelos de rotação da Terra.

Grande parte dessas pesquisas estuda planícies de lama de maré preservadas em rochas sedimentares – com o número de camadas indicando o número de marés, que fornecem o número de horas em um dia antigo. Esta nova pesquisa usa a ciência da cicloestratigrafia, que usa ritmos encontrados em vastas camadas de sedimentos, para adicionar ciclos astronômicos de longo prazo.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.