Clínica de imagem vai facilitar acesso a exames e fomentar a economia em Costa Rica

Projeto em execução foi idealizado pelos médicos Marcus André e Gustavo Sbroggio

Por Fernando Brito 06/08/2020 - 15:06 hs

Costa Rica vai contar em breve com novo empreendimento que colocará o município como referência no atendimento de saúde na região norte e nordeste de Mato Grosso do Sul: a Clínica GM Imagem. O estabelecimento vai oferecer exames de ressonância nuclear magnética e raio-x digital, permitindo diagnóstico mais rápido com um custo menor aos pacientes da cidade e de cidades vizinhas, já que não haverá necessidade de deslocamento para outros centros.

O projeto é uma ideia dos médicos Marcus André dos Santos, ortopedista e traumatologista que atende na Clínica Vitale e na Fundação Hospitalar, e de Gustavo Sbroggio Galoro, obstetra e ginecologista, que assim como o sócio, atende na Fundação Hospitalar e na Clínica Vitale. A ideia de construir uma clínica de imagem surgiu a partir da necessidade da Saúde local, que precisava enviar pacientes a longas distâncias em busca de exames.

“Sempre tive o sonho de montar um empreendimento em Costa Rica. Através de conversas com colegas da área, enxerguei a oportunidade e fui amadurecendo a ideia. Então convidei o doutor Gustavo para ser meu sócio e passamos a colocar o projeto em andamento”, disse Marcus, que planeja aumentar a gama de exames oferecidos. “No futuro, vamos aumentar os equipamentos e passar a disponibilizar também imagens de tomografia”, pontuou.

Gustavo, por sua vez, lembrou que mais do que o sucesso profissional de cada um, a clínica vai contribuir para o desenvolvimento do município. “É um grande sonho meu e do Marcus, que estamos lutando para se tornar realidade, ainda mais porque somos médicos e queremos o melhor para a saúde de toda a população costarriquense”. A clínica deverá funcionar na Rua Lundgero Basílio de Paula Vila Santana, em frente à Clínica Vitale.

A Prefeitura de Costa Rica é umas das parceiras do empreendimento. O prefeito Waldeli dos Santos Rosa se comprometeu em acionar as secretarias de Saúde das cidades da região, para que elas enviem pacientes para atendimento na clínica. O sucesso da clínica, por sua vez, será benéfico à Administração Municipal, pois os custos com exames será reduzido, já que não haverá necessidade de encaminhar moradores para outros locais.

Quando um morador precisa buscar exame fora, o município arca com custos de transporte, consulta e diária dos servidores envolvidos. “A clínica nos coloca em outro patamar, visando a regionalização da saúde. Se aumentarmos a prestação de serviços, toda a cadeia econômica será beneficiada. Por isso, gostaria de parabenizar os investidores que acreditaram que somos capazes de fazer a diferença no interior”, destacou Waldeli.

Outro ponto importante é que, além de facilitar acesso a exames, a clínica irá fomentar a economia de Costa Rica, como já disse o prefeito. Neste sentido, será necessária a contratação de mão de obra para construção do prédio. Além disso, inicialmente o estabelecimento deve contratar ao menos dez pessoas. Uma vez funcionando, vai atrair moradores de outras cidades que vão consumir em vários setores do comércio local.

FONTE: MS TODO DIA