Chapadão do Sul completa 33 anos de emancipação

Neste dia 23 de outubro é feriado em Chapadão do Sul em alusiva ao aniversário da cidade.

Por Fernando Brito 23/10/2020 - 09:35 hs

Chapadão do Sul completa 33 anos de emancipação
Vista aérea de Chapadão do Sul.

Neste dia 23 de outubro, dia do aviador, o Município de Chapadão do Sul completa 33 anos de sua emancipação política administrativa.

O Município foi criado a partir do desmembramento de Cassilândia e Paranaíba em um processo que envolveu a sociedade principalmente de Chapadão do Sul e do Município mãe. Políticos e empresários a favor e contra a emancipação travaram uma batalha judicial e política, até que no dia 23 de outubro, o então governador Marcelo Miranda assinou a lei de criação do Município de Chapadão do Sul.

Naquele 23 de outubro, o Governador Marcelo Miranda, vindo de Brasília, de avião, pousou no Aeroporto Júlio Martins e foi acompanhado das demais lideranças até o Salão Paroquial, localizado na Rua Dez, esquina com a Rua Treze. Naquele local, em um almoço festivo, aberto ao público assinou a lei, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em 27 de outubro daquele mesmo ano.

Para se chegar a aquele momento, foram mais de dois anos de idas e vindas, acordos e desacordos, políticos e judiciais, em que a Comissão de Emancipação, liderada por Júlio Alves Martins; abriu, conduziu e concluiu com sucesso o processo que criou o Município de Chapadão do Sul.

Somente um ano após foi realizada eleições municipais, que elegeu o produtor rural e empresário Edwino Raimundo Schultz, o primeiro prefeito.

O futuro era certo. As terras planas e mecanizadas, com extensas lavouras de soja, apenas soja na época, acenava para o presente que vivemos hoje, um Município pujante, em constante crescimento, características conquistadas a partir de um povo trabalhador e insistente em novas tecnologias de produção, entre outras inovações.

Com a diversificação de culturas e consequentemente o crescimento do comércio e da indústria, Chapadão do Sul tornou-se rapidamente referência em tecnologia na área rural e organização no seu perímetro urbano.

O amadurecimento político de seu povo igualmente está colaborando para que o Município siga o seu rumo de desenvolvimento sem perder a sua característica de inovação e sustentabilidade.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)