Seja bem vindo
Paraíso das Águas,23/04/2024

    • A +
    • A -

    Chapadão do Sul completa 33 anos de emancipação

    Neste dia 23 de outubro é feriado em Chapadão do Sul em alusiva ao aniversário da cidade.


    Chapadão do Sul completa 33 anos de emancipação Vista aérea de Chapadão do Sul.

    Neste dia 23 de outubro, dia do aviador, o Município de Chapadão do Sul completa 33 anos de sua emancipação política administrativa.

    O Município foi criado a partir do desmembramento de Cassilândia e Paranaíba em um processo que envolveu a sociedade principalmente de Chapadão do Sul e do Município mãe. Políticos e empresários a favor e contra a emancipação travaram uma batalha judicial e política, até que no dia 23 de outubro, o então governador Marcelo Miranda assinou a lei de criação do Município de Chapadão do Sul.

    Naquele 23 de outubro, o Governador Marcelo Miranda, vindo de Brasília, de avião, pousou no Aeroporto Júlio Martins e foi acompanhado das demais lideranças até o Salão Paroquial, localizado na Rua Dez, esquina com a Rua Treze. Naquele local, em um almoço festivo, aberto ao público assinou a lei, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em 27 de outubro daquele mesmo ano.

    Para se chegar a aquele momento, foram mais de dois anos de idas e vindas, acordos e desacordos, políticos e judiciais, em que a Comissão de Emancipação, liderada por Júlio Alves Martins; abriu, conduziu e concluiu com sucesso o processo que criou o Município de Chapadão do Sul.

    Somente um ano após foi realizada eleições municipais, que elegeu o produtor rural e empresário Edwino Raimundo Schultz, o primeiro prefeito.

    O futuro era certo. As terras planas e mecanizadas, com extensas lavouras de soja, apenas soja na época, acenava para o presente que vivemos hoje, um Município pujante, em constante crescimento, características conquistadas a partir de um povo trabalhador e insistente em novas tecnologias de produção, entre outras inovações.

    Com a diversificação de culturas e consequentemente o crescimento do comércio e da indústria, Chapadão do Sul tornou-se rapidamente referência em tecnologia na área rural e organização no seu perímetro urbano.

    O amadurecimento político de seu povo igualmente está colaborando para que o Município siga o seu rumo de desenvolvimento sem perder a sua característica de inovação e sustentabilidade.

    Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login