Seja bem vindo
Paraíso das Águas,29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Em 22 anos, produção agropecuária brasileira dobrou

    Quando a comparação é entre os anos de 1995 a 2017, o Valor Bruto da Produção dobrou, sendo que a tecnologia foi responsável por mais de 60% desse crescimento.


    Em 22 anos, produção agropecuária brasileira dobrou

    A agropecuária no Brasil segue se desenvolvendo, para se ter uma ideia, nos últimos 47 anos, o setor apresentou uma alta de, em média, 3,22% ao ano. Entre os censos de 2006 e 2017, a taxa de crescimento foi de quase  4,3%, superando Estados Unidos (1,9%), China (3,3%), Chile (3,1%) e Argentina (2,7%). Quando a comparação é entre os anos de 1995 a 2017, o Valor Bruto da Produção dobrou, sendo que a tecnologia foi responsável por mais de 60% desse crescimento.

    Essas informações fazem parte de um levantamento presente no livro “Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: Cem anos do Censo Agropecuário”, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Ao todo, foram necessário 64 pesquisadores de diversas instituições para traçar um diagnóstico atual da agropecuária brasileira. Essa pesquisa foi feita a partir de uma análise histórica e de informações estatísticas coletadas pelo censo agropecuário, realizado no país desde 1920.

    É claro que existem inúmeros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da produção rural no Brasil, como estímulos por parte do governo, investimento em tecnologia e movimentação de mercado com compra e venda de tratores, por exemplo.

    Sendo assim a publicação, organizada pelos pesquisadores José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (diretor de Programa do Mapa) e José Garcia Gasques (coordenador-geral de Políticas e Informações do Mapa), foi dividida em análises de cinco temas: produção e renda, produtividade e inovação, agricultura familiar, políticas públicas e sustentabilidade produtiva.

    Vale pontuar que a mudança na frota de tratores é um importante elemento que indica a modernização do setor. A oferta de máquinas agrícolas cresceu no país no mesmo contexto em que houve o avanço da soja e do milho, a partir da década de 1960, com o surgimento de variedades dos grãos mais adaptadas ao clima e condições do país.

    Durante a cerimônia virtual de lançamento do livro, a ministra Tereza Cristina destacou que os dados serão fundamentais para o planejamento da agropecuária do futuro. “Precisamos de inteligência estratégica para crescer, planejar o futuro da nossa bem-sucedida agropecuária brasileira”.

    Midiamax




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login