Pulverização contra dengue acontece a partir desta segunda, dia 1º de Março em Paraíso das Águas

Ação será realizada em todos os bairros da sede e distritos.

Por Fernando Brito 26/02/2021 - 11:46 hs

Pulverização contra dengue acontece a partir desta segunda, dia 1º de Março em Paraíso das Águas
Secretário de Saúde, Jefferson de Souza Correa e Coordenador de Vetores e Endemias Mário Vaz

A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Vetores e Endemias, informou que iniciará nesta segunda-feira (1º) a ação de bloqueio químico (pulverização) com inseticida em todos os bairros da sede e distritos.

Nesta sexta-feira(26) o secretário municipal de Saúde, Dr. Jefferson de Souza Correa e o coordenador municipal de Vetores e Endemias, Mário Vaz participaram de uma entrevista na Rádio FM Paraíso, onde explanaram detalhes da ação.


O bloqueio químico será iniciado no aterro sanitário e na sequência no Residencial Paraíso até finalizar todos os bairros e distritos de Pouso Alto e Bela Alvorada.

Os horários da ação serão das 04h30 às 08h e das 16h às 20h. "Os horários são estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em que não há movimentação de ventos fortes e acontece a principal ação dos mosquitos", destacou Mário Vaz.

A recomendação é que as pessoas deixem seus imóveis neste momento da ação, retire suas roupas do varal, cubra alimentos e proteja seus animais domésticos.

Necessário abrir as portas e janelas para que o produto possa imunizar todo o imóvel.

Uma equipe de Saúde também estará acompanhando a ação, realizando a telagem de fossas sépticas. "Necessário que os proprietários de imóveis providencie o cano sobre o suspiro da fossa", informou Mário Vaz.

O coordenador municipal de Vetores e Endemias também informou que locais como pátio do Detran, borracharias e aterro sanitário recebem com frequência visitas da equipe de saúde na prevenção de proliferação de animais peçonhentos e insetos causadores de doenças.

O secretário de Saúde, Dr. Jefferson vê como positivo a ação e diz que este método pode ser ainda mais eficaz que o próprio fumacê, pois é possível entrar nos quintais de cada residência. "O bloqueio químico permite que o inseticida alcance onde o fumacê não alcança. Com a bomba costal é possível entrar nas residências, garantindo mais eficácia na ação", destacou.

Cuidado com água parada

 

A dengue é doença febril grave causada por um arbovírus, transmitido pelo transmissor (vetor), o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. A Saúde de Paraíso das Águas pede então que todos reforcem a higienização de seus lares, e verifiquem se há espaços de acúmulo d’água no entorno.

A dengue, na maioria dos casos, tem cura espontânea depois de 10 dias. O repouso, o consumo d’água e a hidratação por soro são indicados, além de não se buscar a automedicação.