Seja bem vindo
Paraíso das Águas,16/04/2024

    • A +
    • A -

    Prefeitura de Costa Rica investe em assistência social para enfrentar pandemia de Covid-19*


    Prefeitura de Costa Rica investe em assistência social para enfrentar pandemia de Covid-19*

    Visitas constantes às residências de moradores inscritos em programas de assistencialismo, programa de geração de emprego e renda e atendimento a população em situação de vulnerabilidade. Estas são as principais ações realizadas na área de Assistência Social pela prefeitura de Costa Rica, município distante 375 km de Campo Grande, para enfrentar os problemas sociais agravados pela pandemia da Covid-19.

    Neste um ano de pandemia, o Brasil registra 14 milhões de desempregados, além do aumento em indicativos de problemas sociais, como crescimento da taxa de pobreza e da violência doméstica. Com plano de governo para amenizar os impactos causados pelo vírus, o prefeito Delegado Cleverson intensificou, aliado aos programas de Saúde, o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

    À frente da pasta, a secretária professora Evair Gomes Nogueira explica que nos três primeiros meses a Secretaria tem atuado em conjunto com outros órgãos municipais e a sociedade civil em três frentes: visitas, acolhimento e capacitação.

    “Mesmo em meio à pandemia, seguindo todas as medidas de biossegurança, reforçamos o atendimento nas residências das pessoas atendidas por programas sociais. O objetivo é analisar cada caso para detectar possíveis problemas. O perfil de quem busca atendimento é de baixa escolaridade e baixa renda, por isso, temos que ter essa atenção a cada família para entender a sua necessidade”, comenta.

    A professora explica que a Secretaria tem toda estrutura física e de profissionais para atender todas as etapas do acolhimento. “A pessoa às vezes vem atrás de uma cesta básica, mas, se identificamos uma necessidade, encaminhamos para um psicólogo ou assistente, pois o nosso objetivo é atender com carinho todas as pessoas vulneráreis do município”, conta.

    Além do trabalho psicológico, a Secretaria de Assistência Social também oferece programas de geração de renda e profissionalização. Evair conta que para combater o desemprego gerado pela Covid-19, a Prefeitura criou projetos de artesanato, como escultura em barro, bordado e artesanato em bagaço de cana-de-açúcar para que a população possa se profissionalizar e gerar renda mesmo durante a pandemia.

    A Assistência Social ainda oferece programa de moradia para idosos em situação de abandono. A professora Evair explica que o município acolhe idoso em condomínios exclusivos para moradores da melhor idade em Costa Rica ou em outros municípios, caso necessário.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login