Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,24/04/2024

  • A +
  • A -

MS: em uma semana, 312 pessoas morreram vítimas da Covid-19

Desde o início da pandemia, Estado contabiliza 4.164 óbitos e o vírus tem letalidade de 2%


MS: em uma semana, 312 pessoas morreram vítimas da Covid-19

Em meio ao colapso, Mato Grosso do Sul registrou nos últimos sete dias 312 óbitos por Covid-19 e teve a semana mais letal da pandemia. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 41 novos óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (29).

Na última semana, o Estado teve dois recordes trágicos: conforme boletim, foram 60 mortes em 24 horas na quinta-feira (25) e 70 óbitos no balanço do dia seguinte (26).

Durante a transmissão da live da Covid-19, o secretário de saúde, Geraldo Resende, alertou que a taxa de contágio continua crescendo e atingiu 1,07%, assim como a taxa de letalidade, que atingiu pela primeira vez chegou a 2%.

“Nossa taxa de contágio tem crescido, isso mostra que uma parcela significativa da população não nos tem atendido e desrespeitado as medidas de biossegurança, uma parcela da população está fazendo tudo ao contrário do que pedimos”, pontuou.

Os hospitais do estado continuam superlotados, na tarde de hoje (29), 181 pessoas infectadas com Covid-19 estavam à espera de leitos clínicos ou de Unidades de Terapia (UTIs).

Geraldo Resende, afirmou que leitos estão sendo improvisados e doentes estão em locais inadequados e que as vagas de leitos que surgem são de óbitos que ocorrem.

“Pessoas estão em prontos-socorros, ala vermelha, ala azul e centros cirúrgicos já que não estão fazendo cirurgias eletivas. Isso nos preocupa. Mesmo para quem tem o melhor plano de saúde, não vai ter acesso nem a leitos de UTI e nem clínicos. O melhor plano de saúde é ficar em casa”, afirmou.

Em contrapartida, o número de pessoas recuperadas também aumentou e atingiu 193.823, o que representa 91,2% do total de infectados.

Vacinação 

Com 10,06% da população vacinada, o Mato Grosso do Sul ocupa o 1º lugar no ranking de vacinação no Brasil entre os estados. Já foram aplicadas 378.273 doses, sendo 286.459 da primeira e 91.814 da segunda. Ao todo, o Estado já recebeu 467.010 imunizantes.

De acordo com dados das secretarias estaduais de saúde de outros Estados, 7,32% da população brasileira está vacinada, o que indica que Mato Grosso do Sul ultrapassa a média do País. 

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pede para que a população se vacine e destaca a importância da ciência em todo o processo. “Além do processo de higiene, usar máscara, distanciamento social, a gente aponta mais uma coisa importante no processo de enfrentamento à Covid-19: a vacina”, cita.

Sintomas do coronavírus

É possível que o cidadão esteja infectado pelo vírus da Covid-19, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Orientações

A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

Correio do Estado




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.