Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Paraíso das Águas são definidas em oficina

O documento elaborado pela Prefeitura Municipal com o apoio do Sebrae/MS, vai nortear a execução do programa na cidade

10/06/2021 - 12:35 hs

Representantes da Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quinta-feira (10), para estabelecer ações de melhorias para a cidade. Restrito aos convidados, o encontro seguiu os protocolos de biossegurança, como a exigência do uso de máscaras.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura pela primeira neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

Segundo prefeito de Paraíso das Águas, Anísio Andrade, a oficina foi bastante positiva e contou com o engajamento de todos. “Os participantes estavam muito empenhados e preocupados em melhorar o nosso município o que me deixa bastante confiante e animado”, comentou o gestor.

O prefeito também ressaltou que das ações elencadas para serem executadas no município, muitas delas são voltadas para dar suporte aos empreendedores e à Associação Comercial. “Considero essas iniciativas as mais importantes, pois precisamos oferecer melhores produtos e serviços para a nossa população, porque quando ela compra de fora, leva a nossa renda e gera emprego em outro lugar. Precisamos fortalecer o nosso comércio para que isso aconteça aqui. Queremos gerar emprego, renda e melhorar a nossa arrecadação”, pontuou Anísio.

Na data, a oficina foi conduzida pela consultora do Sebrae/MS, Luzia Louzada Neves Bezerra, de acordo com ela, o trabalho realizado vai envolver, principalmente, estratégias para reduzir a evasão de consumo e fazer com que a população passe a adquirir mais produtos no município. Luzia também ressalta que a participação dos interlocutores durante a oficina foi bastante significativa.

“Depois de ouvirmos as demandas do município e elencarmos as ações, concluímos a Oficina de Planejamento Participativo em Paraíso das Águas com muito sucesso. Tivemos a participação de 32 pessoas entre representantes da prefeitura e lideranças da sociedade civil e todos se mostraram muito engajados com as propostas”, enfatizou a consultora.

As ações definidas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Paraíso das Águas. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Paraíso das Águas aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Assista a reportagem completa do BNC Notícias:



Veja mais fotos abaixo: