Por pouco: Paraíso das Águas escapa da bandeira vermelha e se classifica na laranja

Paraíso das Águas está classificada na bandeira laranja do Prosseguir; médio risco de contágio da Covid-19 mas acaba sendo considerada Vermelha por conta da macro região.

Por Fernando Brito 10/06/2021 - 13:51 hs

Os casos confirmados de Covid-19 'explodiram' em Paraíso das Águas nas últimas semanas e causa grande preocupação as autoridades em saúde e de gestão pública.

Nesta quinta-feira(10) o Comitê Gestor do Prosseguir publicou no Diário Oficial do Estado a nova classificação do mapa de risco para infecções por covid-19.

Paraíso das Águas saiu da bandeira amarela, da última classificação e passou para a bandeira laranja - grau de risco médio.

Com o aumento dos casos confirmados, por pouco o município seria classificado na bandeira vermelha.

Devido a macro região de Campo Grande estarem classificadas na bandeira cinza, automaticamente Paraíso das Águas é considerada bandeira vermelha, por não possuir leitos hospitalares e depender destas localidades, explicou o secretário municipal de Saúde, Jefferson de Souza Corrêa.

O boletim desta quarta-feira(9) indicou 27 ativos com Covid-19, 24 aguardando resultado do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (LACEN).

São 02 pacientes internados em estado grave.

Até o momento o Município registrou 09 óbitos confirmados de Covid-19.

Vacinação

2.319 pessoas receberam doses da vacina contra a Covid-19. São 1.665 da Dose 1 e 654 da Dose 2.

Cidade possui 29,45% de vacinados.

Mato Grosso do Sul

Em apenas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou mais 1.025 casos de contaminação pelo coronavírus; 308.374 no total. Os números constam no boletim epidemiológico desta quinta-feira, dia 10 de junho.

Hoje, estão em isolamento domiciliar, 19.639 pessoas, e outras 1.286 pessoas estão internadas.

Também foram registradas mais 52 mortes por consequência da Covid-19. 7.320 vidas perdidas desde o início da pandemia.

E nesta quinta-feira, dia 10, o Comitê Gestor do Prosseguir publicou no Diário Oficial do Estado a nova classificação do mapa de risco para infecções por covid-19, que leva em conta a superlotação nos hospitais. Em live extraordinária, o Secretário Geraldo Resende explicou que, municípios de bandeira vermelha deverão subir para um nível de coloração acima.

Com a atualização dos dados, 7 cidades estão classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio), 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto) e 43 subiram para a bandeira cinza (grau de risco extremo). Definido em caráter excepcional, o novo mapa situacional do Prosseguir vale entre os dias 11 e 24 de junho.

Todas as informações sobre a nova classificação do Prosseguir podem ser conferidas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 10 de junho.