Seja bem vindo
Paraíso das Águas,19/04/2024

• A +
    • A -

Filho do jornalista César Rodrigues após tornar-se Dr. em 'Interações Moleculares e Celulares' na França, Yuri Rodrigues deverá visitar Chapadão do Sul

Yuri é o orgulho da família e tornou-se um profissional referência

Yuri Elias Rodrigues  não é filho de Chapadão do Sul, mas a cidade está no seu coração e no roteiro de viagem quando vier ao Brasil depois de defender a tese de doutorado e ter sido aprovado com Honra ao Mérito na tarde de ontem em Nice (França). Mora naquele País há cerca de quatro anos onde tornou-se Dr. em “Interações Moleculares e Celulares”. É filho do jornalista Cesar Rodrigues e começou a fazer carreira no mundo da ciência na UFRGS, em Porto Alegre, com grande destaque na área de Matemática.

Foi selecionado dentro do Programa Ciências Sem Fronteiras e estudou dois anos na Universidade de Coimbra (Portugal) antes de partir para o mestrado e agora doutorado. Entre seus projetos imediatos está seguir os caminhos da ciência. Seu trabalho  teve como ponto de partida a fronteira entre teoria e prática que trata dos impulsos nervosos que passam de uma célula à outra para que ocorra a resposta a um determinado sinal. Para que isso ocorra, é necessária a presença de uma região especializada, que recebe o nome de sinapse.

O estudo também percorreu a fronteira entre experimento e teoria e o resultado poderá reduzir custos de laboratório. Yuri Elias Rodrigues vai continuar como cientista trabalhando com pesquisa para melhor entender a memória, como as pessoas aprendem e a atuação das doenças neurodegenerativas e sua progressão no corpo humano. Poderá fazer o pós-doutorado no Reino Unido, projeto futuro a ser definido. Vai tirar umas merecidas férias antes de dar continuidade à carreira acadêmica.

LINK da solenidade de defesa do Doutorado