Seja bem vindo
Paraíso das Águas,20/04/2024

    • A +
    • A -

    Com pouca chuva, Aneel mantém bandeira vermelha na conta de luz; veja dicas pra economizar

    Consumidores deverão continuar economizando no consumo de energia elétrica em agosto, para não se surpreender com uma conta de luz cara no fim do mês.


    Com pouca chuva, Aneel mantém bandeira vermelha na conta de luz; veja dicas pra economizar

    Sem mudanças significativas no cenário de chuvas do Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira vermelha para o cálculo das tarifas de energia elétrica dos consumidores. A decisão, publicada no sábado (31), mantém o patamar 2 da bandeira vermelha para o mês de agosto desde ano. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$ 9,492.

    Segundo a Aneel, sem mudança nos cenários hidrológicos do país, os reservatórios das usinas hidrelétricas ainda sofrem com o período de seca, forçando o uso de fontes de energia mais caras. “Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN [Sistema Interligado Nacional] em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos”, explicou a Aneel.

    Ainda de acordo com a agência, em períodos de seca e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.

    Para economizar

    Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão:

    – O uso racional do chuveiro elétrico, com banhos mais curtos e em temperatura morna.

    – Uso racional também do ar condicionado, seguindo cuidados de manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização.

    – Atenção ao utilizar o ferro de passar, sendo recomendado juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login