Paraíso das Águas completa 'maioridade' mas têm apenas 8 anos e 8 meses de instalação

Município completa 18 anos de emancipação político-administrativa, mas apenas 8 anos e 8 meses de instalação

Por Fernando Brito 21/09/2021 - 11:40 hs
Foto: Arquivo.
Paraíso das Águas completa 'maioridade' mas têm apenas 8 anos e 8 meses de instalação
Comunidade reunida para ser informada do andamento do processo de emancipação.

Para não confundir a cabeça dos que talvez não conheçam a história do município mais novo de Mato Grosso do Sul e um dos mais recentes criados no Brasil - Paraíso das Águas -, a administração pública municipal resolveu simplificar: Paraíso das Águas 18 anos de emancipação e 9 anos de instalação. 

O município de Paraíso das Águas foi criado pela Lei Estadual nº 2.679 de 30 de setembro de 2003, à época sancionada pelo ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos(Zeca do PT). 

A saga pela emancipação de Paraíso das Águas - antes distrito de Costa Rica, durou mais de 20 anos e somente em 2003, a pequena comunidade, vivia o sonho de sua independência político-administrativa.  

Com a realização do plebiscito a época, o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores, mas a prefeitura de Água Clara questionou judicialmente o decreto de emancipação alegando prejuízos econômicos pela perda de parte do território.  

O processo fez com que a oficialização da cidade fosse adiada. Em dezembro de 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) analisou o caso e considerou válido o decreto, colocando fim ao impasse.