Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

No rádio, prefeito Anízio apresenta solução para a falta de água e plantio de lavoura próximo ao perímetro urbano

Anízio Andrade participou do Jornal da FM Paraíso, na manhã desta quarta-feira, dia 06


No rádio, prefeito Anízio apresenta solução para a falta de água e plantio de lavoura próximo ao perímetro urbano

Na manhã desta quarta-feira(6) o prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Sobrinho de Andrade(DEM) participou do Jornal da FM Paraíso, onde apresentou solução para o problema com a falta de água na região alta da cidade e a reclamação de moradores em relação à poeira oriunda de preparo de terra para plantio próximo ao perímetro urbano.

FALTA DE ÁGUA

O prefeito Anízio Andrade informou que já está em andamento o processo para a implantação de um novo poço artesiano, que será custeado com recursos próprios do Município, que até o momento era aguardado a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para a implantação, como não houve êxito, o processo será feito pelo município, que isto leva um tempo. "Temos que seguir o rito 'burocrático ' conforme determina a Lei, como por exemplo, a licença ambiental. Mas nossa equipe já está trabalhando focada neste sentido", destacou.

Outra informação importante repassada pelo gestor municipal, foi em relação à aquisição de um gerador de energia elétrica para garantir que os poços artesianos não parem de funcionar mesmo com interrupção de energia elétrica, que ocorre com frequência no município.

Com a implantação de mais um poço artesiano, na parte alta da cidade, o problema seria sanado, afirmou Anízio.

Atualmente existe somente dois poços artesianos para abastecer toda a cidade. Eles ficam localizados na parte baixa da cidade, o que dificulta o abastecimento de toda a cidade, principalmente na parte alta, onde a água já chega sem força e a demora para preencher os canos e as caixas d´água.

LAVOURA PRÓXIMO AO PERÍMETRO URBANO

Preocupado com a saúde da população e com a constante reclamação de moradores, principalmente no entorno da área que está sendo preparada para cultivares, o prefeito Anízio Andrade informou que juntamente com os vereadores e sua equipe técnica, procurou informações em cinco estados brasileiros, que criaram projeto de lei para impedir o plantio próximo ao perímetro urbano, a fim de evitar tanto a poeira, quanto o agrotóxico, principalmente pulverizado com avião, que poderia afetar a saúde da população.

Anízio Andrade informou que há um bom diálogo com os produtores rurais da região e que mecanismos estão sendo tomados para amenizar esta situação, como por exemplo, o plantio de grama aos arredores e um distanciamento mínimo para a realização do plantio, que inicialmente poderá diminuir este impacto direto para a população.

Acontece que a área rural questionada pela população, que fica bem próximo ao perímetro urbano de Paraíso das Águas, era utilizada para a pecuária e este ano, os produtores rurais resolveram mudar para a agricultura. Separando 25 hectares para loteamento urbano e o restante para a lavoura. Com o preparo do solo, formou-se nuvens de poeira atingindo a cidade.

Anízio Andrade também informou que há intensão do Executivo Municipal em adquirir área para a construção de loteamento pela Prefeitura Municipal.

"Nossa gestão é feita ouvindo as pessoas, buscando meios de resolver os problemas e principalmente, respeitando as pessoas, os órgãos e as leis", finalizou o prefeito Anízio Andrade.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.