Dia 11 de outubro, segunda-feira é feriado Estadual em Mato Grosso do Sul - Divisão do Estado| 44 anos

Dia 11 de outubro se comemora 44 anos de Mato Grosso do Sul

Por Fernando Brito 10/10/2021 - 11:51 hs

Mato Grosso do Sul é o segundo estado mais jovem do País, só perde para Tocantins criado com apenas dez anos de diferença. Em 11 de outubro de 1977 o então presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul.

Com a divisão, 55 cidades ficaram do lado do novo estado, e ao longo de 44 anos de história outros 24 municípios foram criados e desde então contribuem para o potencial desenvolvimento do Estado com suas particularidades.

A principal base da economia de Mato Grosso do Sul é o agronegócio, mas o Estado também se destaca mundialmente pelas belezas naturais. Potencialidades que fazem de MS um lugar de oportunidades. 

Três anos após a divisão, nove municípios foram criados ao longo de 1980. São eles: Costa Rica, Douradina, Bodoquena, Itaquiraí, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu. Cinco anos depois foi a vez de Coronel Sapucaia se tornar município.

Em 2003 foi criado Figueirão e Paraíso das Águas. Este último só foi instalado em 1° de janeiro de 2013. 10 anos após sua emancipação político-administrativa. 

Feriados

Em 2021, Mato Grosso do Sul terá 9 feriados (8 nacionais e 1 estadual) e 7 pontos facultativos, sem prejuízo da prestação dos serviços essenciais. A divulgação foi feita nesta sexta-feira (18) por meio de um decreto especial publicado no Diário Oficial.

O ponto facultativo do Dia do Servidor Público Estadual, comemorado anualmente em 28 de outubro, foi antecipado para 8 de outubro de 2021. Com isso, haverá expediente normal nas repartições públicas estaduais no dia 28.

Feriados instituídos pelos municípios devem ser observados pelas instituições do Poder Executivo Estadual nas respectivas localidades. É o caso do aniversário da cidade. Mas os pontos facultativos estabelecidos em decretos municipais e federais não valem para os órgãos das administração direta e indireta do Estado.

Confira os 16 feriados e pontos facultativos:

Paulo Fernandes, Subcom