Seja bem vindo
Paraíso das Águas,29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Tereza Cristina encerra viagem ao Irã e faz acordo para diversificar exportação de alimentos

    Ministra da Agricultura visitou as cidades de Shiraz e Teerã, durante viagem


    Tereza Cristina encerra viagem ao Irã e faz acordo para diversificar exportação de alimentos

    A ministra da Agricultura Tereza Cristina (União Brasil) encerrou a viagem ao Irã e firmou compromisso de aumentar e diversificar a exportação de alimentos, commodities agrícolas e material genético do Brasil para o Irã e de produtos agrícolas e fertilizantes do Irã para o Brasil.

    O compromisso foi feito no sábado (19) com o também ministro de Agricultura do Irã, Seyed Javad Sadatinejad, na cidade de Teerã. Em reunião bilateral, os ministros também reforçaram o potencial de outros produtos, como frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano; algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro.

    Segundo a ministra, muitos produtos iranianos podem ter boa aceitação pelos brasileiros, como conservas, frutas e azeite de oliva. “Precisamos nos conhecer mais, precisamos que os empresários iranianos vão ao Brasil para apresentar seus produtos, especialmente em feiras agrícolas”, disse. 

    Tereza Cristina também comemorou a possibilidade de ampliar a exportação de ureia iraniana para o Brasil, anunciada ontem. “Fico muito feliz em saber desse potencial, isso é muito importante para a agricultura brasileira". 

    Os dois ministros se comprometeram a apoiar a atração de investimentos, joint ventures e a implementação de projetos agrícolas de empresas de ambos os países. O compartilhamento e intercâmbio de experiências em conhecimento e realizações científicas e tecnológicas entre os dois países também está previsto. 

    Conforme o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Jean Marcel Fernandes, os ministros reforçaram a complementaridade do relacionamento comercial agrícola bilateral e discutiram possibilidades para ampliar compras de produtos já comercializados. “Como exportações de ureia pelo Irã e de grãos e proteínas pelo Brasil".

    De acordo com o ministro iraniano, o Brasil é mundialmente conhecido como grande potência agrícola e a visita de Tereza Cristina ao país é o primeiro passo para o amadurecimento dessa relação. Ainda este ano, está prevista a realização da próxima reunião do Comitê Consultivo Agrícola bilateral entre os dois países.

    Neste sábado, representantes de empresas brasileiras e iranianas também firmaram um acordo de intenções para o comércio compensado (barter trade) de 400 mil toneladas de ureia pelo equivalente em milho e soja, por meio de troca.

    Com assessoria




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login