Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,25/04/2024

  • A +
  • A -

Roberto Gurgel assume vaga de delegado-geral da Polícia Civil de MS após saída de Adriano

Adriano pediu dispensa da função após se envolver em uma briga de trânsito que acabou em tiros


Roberto Gurgel assume vaga de delegado-geral da Polícia Civil de MS após saída de Adriano O delegado Roberto Gurgel, que assume cargo de delegado-geral em MS - (Foto: Arquivo)

Após os escândalos que envolveram Adriano Garcia Geraldo à frente da DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), sendo o último que acabou em tiros em uma briga de trânsito em Campo Grande, na última semana, o delegado-geral pediu dispensa do cargo e Roberto Gurgel assume o lugar. O delegado deve ser empossado na terça-feira (22).

A publicação ainda não saiu em Diário Oficial, mas foi confirmado que Roberto Gurgel será o novo chefe da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e o delegado-adjunto, Márcio Custódio.  Adriano pediu dispensa do cargo, na última sexta-feira (18), após tiros disparados por ele contra o carro de uma jovem, de 24 anos, em uma briga de trânsito. Além disso, Garcia também é investigado em outro procedimento pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por suposto envolvimento com o jogo do bicho, fato que gerou crise interna na corporação há três meses.

Ainda não há informações sobre o horário que o delegado Roberto Gurgel será empossado na terça-feira (22), como novo delegado-geral. Roberto era diretor da Acadepol-MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul).

Briga de trânsito que acabou em tiros

A versão registrada na delegacia admite que tudo começou após uma briga de trânsito. Na versão da ocorrência, foi confirmado que Adriano buzinou após ser 'fechado' e que a motorista de 24 anos teria 'mostrado o dedo' após levar a buzinada. O histórico afirma que o delegado atirou duas vezes depois que ela já tinha parado o carro, e um dos disparos quando ela tentou fugir.

Segundo a versão da Polícia Civil, Adriano teria atirado porque achou que a jovem, mesmo com o carro trancado pelo carro dele, estaria "virando o volante para o lado dele e engatando ré". No entanto, pouco antes, ele mesmo diz que não sabia quantas pessoas poderiam estar no carro porque tinha insulfilm, ou seja, contraditoriamente, diz que não seria possível ver o interior do veículo.

Durante o atendimento da ocorrência dos disparos feitos pelo delegado-geral, os policiais que atenderam à ocorrência do chefe recolheram a memória de uma câmera que ela tinha no para-brisa do carro, e o celular da jovem.

A motorista garante que, nas filmagens, poderia provar que o delegado-geral a perseguiu sem se identificar logo após se irritar em uma desinteligência de trânsito. “Simplesmente mostrei o dedo para ele porque meu carro afogou e ele buzinou. Eu não tenho bola de cristal para saber que ele é delegado”, disse a jovem.

Jogo do bicho

O então delegado-geral envolveu a cúpula da DGPC em uma crise após supostas ofensivas contra certos setores do jogo do bicho e denúncias, com as várias fases desencadeadas da Operação Deu Zebra. Em um total de 11 operações, nenhuma teria chegado nem perto dos verdadeiros donos do jogo. 

Adriano Garcia chegou a voltar ao trabalho cumprindo expediente na DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil) em dezembro, dois dias antes de ser ouvido sobre a discussão com uma das delegadas que faziam parte da Omertà, Daniela Kades. Na reunião realizada com vários delegados, em outubro do ano passado, Kades diz para o delegado-geral que não confia na polícia quando ele pede para ela revelar dados das operações deflagradas pela Omertà. 

A discussão acabou em um PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar) contra a delegada por insubordinação. Segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, a delegada teria sido impedida de participar da oitiva. Adriano é ouvido por uma comissão integrada pelo presidente, o delegado Cléver José Fante Esteves, e pelos outros membros da comissão Sérgio Luiz Duarte e Dmitri Erick Palermo. 

Midiamax




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.