Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,24/04/2024

  • A +
  • A -

Dia Internacional dos bombeiros; 'Todos passam, mas a missão continua'

Matéria do Chapadense News homenageia a categoria


Dia Internacional dos bombeiros; 'Todos passam, mas a missão continua'

Escolhemos o nome do falecido tenente do Corpo de Bombeiros Dos Santos para lembrar o Dia Internacional desta importante instituição em Chapadão do Sul. Todos estes militares são importantes na cidade e região, mas sua passagem é sempre lembrada nestes momentos de celebrações da categoria por ter sido um dos profissionais mais reconhecidos dentro e fora da entidade. Realizou centenas de salvamentos e teve grande atuação social fora do quartel.

Dos Santos se aposentou após 28 anos prestando relevantes serviços à sociedade sul-chapadense no 7º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros. Foi um grande colaborador  da imprensa da “velha guarda” quando estava na ativa. A relação de amizade e respeito nos trabalhos simultâneos de cobertura jornalística até hoje é lembrada.  Também o chamávamos carinhosamente de “Coronel Bradok” para não errar mais a patente de Sub-Tenente após vários anos o chamando de sargento.

DIA INTERNACIONAL DO BOMBEIRO

O dia internacional do Bombeiro se comemora em 4 de maio, por ser o dia do padroeiro da profissão, São Floriano, que foi um oficial romano que criou um grupo em sua Legião especializado em combater incêndios, sendo o primeiro grupo e chefe de bombeiros que se tem registro. Ele foi condenado a morte por perseguição religiosa em sua época com execução junto a 40 de seus homens por afogamento. Essa ligação com a água ajudou a reforçar sua imagem como padroeiro dos Bombeiros.

Tradicionalmente no Brasil, o dia nacional do Bombeiro está associado a data de leis como 12 de janeiro em alusão a lei 11901 que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil e o dia 2 de julho alusivo ao Corpo de Bombeiros provissório da corte de Don Pedro II.

O “IFFD Internacional Firefighters’ Day, May 4th”, ganhou mais visão no Brasil no ano de 2013, recebendo adesão do CNBC – Conselho Nacional de Bombeiros Civis – Brasil, que se dispôs oficialmente junto a entidade internacional para promover o IFFD no Brasil e também para auxiliar nos países de língua portuguesa. Movimento que podemos tratar no Brasil como “Dia Internacional do Bombeiro, 4 de maio”.

O primeiro dia Internacional do Bombeiro foi em 1999, a data foi escolhida após amplo debate internacional, pesado o fato de já ser esta a data comemorada há quase dois séculos em países da Europa e na Austrália.

A iniciativa para o IFFD partiu de JJ Edmondson (“JJ” de Julie Jane) Bombeira voluntária em Victória, cidade da Austrália.

JJ Edmondson foi motivada por uma tragédia em seu país, de comoção internacional, quando cinco Bombeiros que combatiam um incêndio florestal morreram quando uma mudança de vento repentina fez com que o caminhão onde estavam fosse cercado pelas chamas.

Esta tragédia alertou o mundo para os riscos da profissão, e a grande quantidade de Bombeiros que morrem todo ano em todo mundo no exercício da profissão ou por complicações adquiridas deste exercício.

Chapadense News/César Rodrigues




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.