Toyota Corolla GR, de 304 cv, aparece pela primeira vez no Brasil e será rival do Honda Civic Type R

Hatch esportivo com câmbio manual e tração integral estreia no ano que vem no país

Por Fernando Brito 24/05/2022 - 13:57 hs
Foto: Foto: Divulgação

Se você lê Autoesporte, você já sabe desde o mês de março que o Toyota Corolla GR será vendido no Brasil. E o hatch esportivo surge pela primeira vez por aqui: no Instagram da marca japonesa, que confirma oficialmente a chegada do carro para 2023. O Corolla preparado pela divisão esportiva Gazoo Racing vai concorrer com o novo Honda Civic Type R, que também estreia no ano que vem.

"Vem aí em 2023 o Corolla GR, um Corolla como você nunca viu antes", diz o texto na postagem das redes sociais. E isto é a mais pura verdade. Esqueça a carroceria sedã, o visual pacato e, principalmente, os motores flex ou híbrido.


O hatch pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg extras em relação ao sedã. Para ficar mais leve que a versão convencional, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis das portas. O GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda - o que aumenta a rigidez da carroceria.

A suspensão também foi aprimorada para melhorar o desempenho do veículo em curvas sobre qualquer tipo de piso e aumentar a estabilidade. Para parar o foguetinho, há discos de freios ventilados e perfurados e pinças de alumínio com quatro pistões na frente, além de discos ventilados e pinças de dois pistões atrás.

Toyota Corolla GR tem traseira com difusor e três saídas de escapamento — Foto: Divulgação

Toyota Corolla GR tem traseira com difusor e três saídas de escapamento — Foto: Divulgação

As rodas de 18 polegadas com pintura preta brilhante calçadas em pneus Michelin Pilot Sports 4 dão o toque final.

O interior traz quadro de instrumentos digital de 12,3” que inclui tacômetro e informa a pressão do turbo, a marcha que está sendo usada e o modo da tração. Com tela de 8”, a central multimídia oferece navegação e assistente inteligente, acionado pelo comando “Hey, Toyota”.

O interior do Toyota Corolla GR é muito diferente do sedã

O interior do Toyota Corolla GR é muito diferente do sedã "esportivado" vendido no Brasil — Foto: Divulgação


O hatch pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg extras em relação ao sedã. Para ficar mais leve que a versão convencional, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis das portas. O GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda - o que aumenta a rigidez da carroceria.

A suspensão também foi aprimorada para melhorar o desempenho do veículo em curvas sobre qualquer tipo de piso e aumentar a estabilidade. Para parar o foguetinho, há discos de freios ventilados e perfurados e pinças de alumínio com quatro pistões na frente, além de discos ventilados e pinças de dois pistões atrás.

Toyota Corolla GR tem traseira com difusor e três saídas de escapamento — Foto: Divulgação

Toyota Corolla GR tem traseira com difusor e três saídas de escapamento — Foto: Divulgação

As rodas de 18 polegadas com pintura preta brilhante calçadas em pneus Michelin Pilot Sports 4 dão o toque final.

O interior traz quadro de instrumentos digital de 12,3” que inclui tacômetro e informa a pressão do turbo, a marcha que está sendo usada e o modo da tração. Com tela de 8”, a central multimídia oferece navegação e assistente inteligente, acionado pelo comando “Hey, Toyota”.

O interior do Toyota Corolla GR é muito diferente do sedã

O interior do Toyota Corolla GR é muito diferente do sedã "esportivado" vendido no Brasil — Foto: Divulgação

Os bancos esportivos são de tecido e têm costura prateada contrastante e o logo GR nos apoios de cabeça. Já o volante é revestido de couro, e as pedaleiras são feitas de alumínio.

A estimativa é de que o hatch apimentado chegue por aqui custando perto dos R$ 300 mil. Tudo vai depender do preço do dólar no ano que vem.

Fonte: Auto Esporte