Sicredi para todos: site da instituição agora conta com tradução para Libras
Conteúdo passa a ser acessível às pessoas surdas por meio do avatar Hugo, da brasileira Hand Talk, reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo
Quando se fala em transformação
digital, logo se pensa em aplicativos, robôs, nuvem, inteligência artificial e
afins. Mas transformação digital é apenas um dos aspectos envolvidos nessa
evolução. Mais importantes são as experiências que ela pode proporcionar às pessoas,
e isso só é possível quando ocorrem mudanças na cultura das organizações. Uma
transformação digital não acontece efetivamente sem que haja mudança de mindset, modernização nos processos de
trabalho, diversidade e inclusão.
Com essa premissa, o Sicredi lançou
o desafio de fazer a transformação digital para se tornar, cada vez mais, uma
instituição para todos. E, como resultado, traz mais uma grande novidade: a
implementação em seu site do Hugo, avatar que realiza tradução de todos os conteúdos
para Libras, a língua brasileira de sinais utilizada por pessoas surdas.
O Hugo é uma ferramenta da
startup brasileira Hand Talk, reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo
social do mundo. Sua introdução no site do Sicredi é, portanto, um avanço para a
instituição financeira. Dados do último censo do IBGE apontam que há cerca de
10 milhões de surdos no Brasil. Segundo a Federação Mundial dos Surdos (WFD, na
sigla em inglês), 80% desse público em todo o planeta têm baixa escolaridade e
problemas de alfabetização. Muitos deles não têm conhecimento sobre a língua
portuguesa escrita. Essa população enfrenta inúmeros desafios diários, reforçando
a necessidade de soluções que tornem os ambientes mais inclusivos. Por isso,
mesmo os conteúdos em texto podem dificultar a compreensão quando do acesso a
ambientes digitais, por exemplo, e somente legendas ou sites bem escritos acabam
não sendo suficientes.
“O Sicredi é uma instituição genuinamente
inclusiva, extrapolando o universo financeiro, e temos como objetivo primordial
gerar impactos positivos nas regiões onde atuamos. Isso passa pela geração de
oportunidades para as pessoas também. Sabemos que a introdução do Hugo se trata
de um pequeno passo e que ainda há muitos outros a serem dados, mas são as
pequenas ações que geram grandes transformações”, afirma Ana Paula Cossermelli,
superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi.
Pioneiro no cooperativismo de
crédito no Brasil, o Sicredi também é a primeira instituição do segmento a usar
o Hugo, considerado uma ferramenta social inovadora, premiada
internacionalmente – foi vencedora do prêmio Desafio Google de Impacto em
Inteligência Artificial, durante o Google I/O 2019. A solução também foi eleita
a mais inovadora do Brasil na Rio Info 2012 e considerada o melhor aplicativo
social do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já a Hand Talk foi
reconhecida como a startup mais inovadora da América Latina na QPrize 2014.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o
crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.
O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de
associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional,
o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700
agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre,
Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas
Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do
Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e
Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube
COMENTÁRIOS