Seja bem vindo
Paraíso das Águas,28/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Artrose no quadril: doença atinge 10 milhões de brasileiros

    A patologia atinge mais pessoas do sexo feminino e acima de 60 anos, além dos pacientes do grupo de riscos como obesos, sedentários e diabéticos


    Artrose no quadril: doença atinge 10 milhões de brasileiros

    De acordo com dados do Ministério da Saúde, as articulações mais atingidas pela artrose são joelhos, dedos e quadris, sendo que 10 milhões de brasileiros possuem a artrose de quadril (comumente chamada desgaste do quadril). É o processo degenerativo acompanhado da inflamação de toda a articulação envolvendo não só a cartilagem, mas também ligamentos, cápsula articular, osso e musculatura local, por isso também é denominada osteoartrite do quadril. 

    A articulação do quadril é formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Essas estruturas são envoltas por diversos músculos, tendões, ligamentos e outras estruturas que permitem que os movimentos sejam realizados. A artrose causa um desgaste da cartilagem entre a cabeça femoral e a bacia, causando dor na virilha ou lateral do quadril, diminuição da mobilidade e claudicação, as famosas câimbras e fisgadas.

    Uma doença multifatorial, ou seja, não tem uma causa única. É mais comum no sexo feminino e em pacientes acima de 60 anos, mas pode ocorrer em adultos jovens. A patologia está relacionada também a fatores hereditários, à obesidade, sobrecarga articular, fatores hormonais, traumas locais, doenças reumatológicas e deformidades do quadril, podendo levar à alterações mecânicas e à displasia do desenvolvimento do quadril em crianças e adolescentes, entre outras. 

    Leandro Alves de Oliveira, Membro titular da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), explica que a artrose do quadril pode ser primária, quando não temos uma causa definida, ou secundária, quando se sabe a causa que levou ao desgaste do quadril. “As principais causas de artrose secundária são: displasia do desenvolvimento do quadril, impacto fêmoro-acetabular, sequelas de trauma como fraturas, necrose avascular da cabeça femoral, doenças do quadril da criança e do adolescente, doença de Legg-Calve-Perthes, epifisiólise femoral proximal”, esclarece Oliveira. 

    Segundo o médico, o principal sintoma é a dor acompanhada de limitação de movimentos do quadril. “A dor inicia de forma branda e pode piorar com os esforços. Localizada geralmente na região anterior do quadril (virilha), pode irradiar até o joelho. Com a evolução da artrose, a dor vai aumentando de intensidade e dificultando atividades diárias. Na fase mais crítica da doença, a dor pode acometer o paciente até mesmo em repouso e ao dormir”, explica o especialista.

    Além disso, a mobilidade do quadril também piora gradativamente e o paciente pode apresentar dificuldades de realizar tarefas simples como calçar meias e sapatos, cortar as unhas dos dedos dos pés, subir escadas, entrar e sair do carro. Outro sintoma, é a dificuldade para andar. Com o avanço da doença alguns pacientes necessitam bengala e andador como auxílio para se locomover.

    Dr. Leandro explica que o diagnóstico é realizado na consulta médica pela caracterização dos sintomas e o exame físico bem feito realizado pelo especialista, associado aos exames de imagem. “O principal exame de imagem utilizado para o diagnóstico da artrose é a radiografia simples da pelve e da articulação do quadril. Com esse exame é possível realizar o diagnóstico, identificar o grau da artrose e realizar o planejamento terapêutico. A ressonância magnética auxilia no diagnóstico na fase inicial quando tem poucas ou nenhuma alteração na radiografia.” conclui o Membro da SBQ.

    Para o tratamento, em sua fase inicial, é importante a conscientização dos pacientes para a mudança dos hábitos de vida e adoção de um estilo saudável; perda de peso, fortalecimento muscular, realização de atividades físicas, prevenção de impacto, são comportamentos que ajudam a preservação da saúde do quadril. O tratamento também inclui medicamentos que podem ser utilizados para alívio da dor.

    Ainda segundo o médico, o procedimento cirúrgico só é indicado quando o paciente não tem alívio da dor com a conduta não cirúrgica. “Pode ser realizado cirurgias para correção de deformidades do quadril na sua fase inicial, osteotomias ou artroscopia do quadril, e a artroplastia total do quadril”, afirma Oliveira

    A artroplastia total do quadril é a substituição protética do quadril que traz uma grande satisfação ao paciente com alívio da dor e melhora da qualidade de vida, sendo considerada pela revista “Lancet”, uma das principais revistas científicas médicas, como a cirurgia do século pelos seus bons resultados.


    Por: claudyane.oliveira@engajacomunicacao.com.br




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login