Novembro Azul: realizada ação preventiva em Bela Alvorada

A campanha está sendo realizada em todo município e atende homens na prevenção do câncer de próstata.

Por Fernando Brito 28/11/2019 - 10:07 hs

ARAÍSO DAS ÁGUAS - A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, através da Secretaria Municipal de Saúde e ESF Roberto Araújo dos Santos do distrito de Bela Alvorada está realizando no mês de novembro, a campanha Novembro Azul - prevenção do câncer de próstata.

Vários homens compareceram à unidade de saúde para realizarem a prevenção.

Foi realizado atendimento como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação odontológica, coleta de PSA e sorteio de vários brindes.

Assim como foi realizado no Outubro Rosa para as mulheres, o Novembro Azul especialmente para os homens, também contou com coffee break no encerramento.

Veja mais fotos abaixo:

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Pensando em proporcionar qualidade no atendimento ao público masculino do município de Paraíso das Águas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Unidades de Saúde da Família da sede e dos distritos, preparou um cronograma especial de atendimento voltado aos homens:
-Distrito de Alto Sucuriu (Pouso Alto): dia 26/11 às 08:00 horas
Palestra com médico Adevaldo Júnior

Avaliação Odontológica com Dentista Angelica Rivelli
Coleta de PSA
Sorteio de Brindes

Coffee Break

-Distrito de Bela Alvorada (COPPER): dia 27/11 às 08:00 horas
Palestra com médico Adevaldo Júnior
Avaliação dos resultados dos exames de PSA
Avaliação Odontológica com Dentista Elsio Gazoni

Sorteio de Brindes Coffee Break

-ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ARISTÓTELES GARCIA VIDA:


O posto de saúde da sede do município funcionará em horário especial, com atendimento exclusivo para todos os homens a partir dos 18 anos de idade

A unidade ficará de portas abertas, em horário estendido, das 17 às 19 horas (das 5 às 7 da noite), dos dias 25 a 29 de Novembro, ofertando serviços de:
Consulta médica
Atendimento odontológico
Vacinas de rotina e Campanha de Sarampo
Farmácia Básica

Aguardamos toda a população masculina com sorteio de brindes e lanche da tarde!
As consultas poderão ser agendadas pelo telefone 3248 1053 ou o atendimento poderá ser realizado por ordem de chegada.

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é realizado através de exame de sangue e solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata.

O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.

A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Durante todo o mês de Novembro, o exame de PSA está sendo oferecido gratuitamente pelo município para todos os homens a partir dos 40 anos de idade ou com história familiar de câncer de próstata. Procure um posto de saúde e informe-se!