Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,25/04/2024

  • A +
  • A -

Nome dado à nova escola de Bela Alvorada homenageia fundador do projeto Caamas

Kou Takahashi foi o fundador do Projeto Caamas, onde hoje é o distrito de Bela Alvorada


Nome dado à nova escola de Bela Alvorada homenageia fundador do projeto Caamas

PARAÍSO DAS ÁGUAS - A nova escola do distrito de Bela Alvorada que será entregue neste sábado (7), recebe o nome de Escola Municipal Kou Takahashi, o fundador do Projeto Cooperativa Agrícola Mista de Alvorada do Sul - CAAMAS, criada em  21/05/1972, onde ele foi fundador, expandindo para a região, que hoje se tornou o distrito de Bela Alvorada.

Sem o empenho e dedicação deste fundador, jamais existiria o distrito. Desbravador do cooperativismo, Kou Takahashi, natural de Kagawa, Kem, nascido aos 03/10/1918.

Em 1954 chega à região de Alvorada do Sul (PR) - município que ele contribuiu e muito para seu desenvolvimento.

Em Mato Grosso do Sul, semeou o progresso e desbravou o cooperativismo, através do Projeto Cerrado, que originou os municípios de Camapuã e Água Clara.

Durante sua trajetória de sucesso e de empreendedorismo conquistou vários prêmios e foi homenageado por várias comendas e títulos. À convite do então presidente da República, João Figueiredo, viajou ao Japão onde convenceu autoridades japonesas do cooperativismo e conquistou o apoio para a implantação do Projeto Cerrado.

Kou Takahashi era casado com Katsuo Makita, com quem teve cinco filhos. Faleceu aos 88 anos em 21/07/2006.

Mesmo a nova escola homenageando esta grande personalidade, levando seu nome,  a gestão municipal de Paraíso das Águas, não deixará de honrar a memória e o nome de Joaquim Cândido, que durante longos anos levou o nome da primeira escola do distrito. Onde hoje funciona a Escola Municipal Joaquim Cândido, será toda revitalizada para a implantação de projeto educacional, como informou o prefeito Ivan Xixi (DEM).

A homenagem com o nome de Kou Takahashi foi um pedido da diretoria da Copper, que têm uma enorme gratidão pelos seus feitos.

Foi criado um projeto de lei, de autoria do vereador Edson Prechilack de Lima (MDB), discutido e aprovado em plenário e o autógrafo de lei encaminhado para o Executivo Municipal.

O vereador Edson que é morador pioneiro do distrito, agradeceu ao apoio dos demais vereadores e do prefeito municipal, na acolhida do nome que homenageia quem tanto contribuiu para a existência do distrito e ressaltou a importância de continuar viva a memória também de Joaquim Cândido, pioneiro que muito fez pela comunidade.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.