Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Conta de luz ficará 1,61% mais barata em Mato Grosso do Sul

É a primeira vez que a tarifa de energia tem queda desde o início da concessão para a Energisa


Conta de luz ficará 1,61% mais barata em Mato Grosso do Sul

A conta de luz dos 1,13 milhão de clientes atendidos pela Energisa-MS (EMS) vai ter redução média de 1,61% a partir da próxima segunda-feira (08). A maior queda vai ser de 3,65% para os grandes consumidores. O cliente residencial vai pagar 0,65% a menos.

As novas tarifas foram decididas na manhã de hoje pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Conforme antecipou o Correio do Estado, a redução ocorre pela primeira vez desde que a Energisa assumiu a distribuição de energia no Estado.

Ela foi motivada, entre outros fatores, pelo  IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) negativo de -4,26% nos últimos 12 meses e a redução do custo de compra de energia. Em janeiro, a Agência divulgou que o reajuste médio na conta de luz em todo o Brasil seria de 5,6%.  

Os últimos ajustes na tarifa foram feitos no dia 27 do mês passado, quando área técnica da autarquia refez as planilhas de custo, com a atualização do índice de março nos cálculos, que foi de -0,47, e encaminhou ao relator do processo, o diretor Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva.

Em seu voto, que foi acompanhado pelos demais diretores, Fernando Luiz afirmou que os custos tiveram retração de 1,34% nos últimos 12 meses. 

Pouco antes, a  Aneel decidiu  que os consumidores de Mato Grosso atendidos pela  Energisa terão diminuição média de 4,4% na tarifa, sendo a tarifa -3,9%  para baixa tensão (residencias) e -5,61 para as empresas.

Correio do Estado




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.