Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova bula da AstraZeneca põe fim à aplicação de sobras da vacina

Mais de 5 mil pessoas fora dos grupos prioritários foram imunizadas com a chamada "xepa"


Nova bula da AstraZeneca põe fim à aplicação de sobras da vacina

A última atualização da bula da vacina contra a Covid-19 orienta que, após o frasco aberto, o imunizante pode ser utilizado em até 48 horas, quando mantida a refrigeração adequada.

Esta orientação é reforçada em nota técnica publicada recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Desta forma, a aplicação das sobras das vacinas, que consistia na aplicação de doses que sobraram nos frascos abertos após o fim do dia de vacinação, para evitar perdas, será suspensa já a partir de hoje.

As "xepas", como são chamadas as sobras das doses, eram aplicadas em todos os pontos da Campanha de Imunização contra o coronavírus, como o drive-thru do Ayrton Senna, Guanandizão, Albano Franco, além das unidades básicas de saúde.  

O atendimento era feito preferencialmente para quem tem mais de 60 anos, ou apresente comorbidades. Contudo, qualquer pessoa com mais de 18 anos poderia tentar.  

Nos postos, foi feito um cadastro prévio e a partir desta lista, as pessoas estavam sendo chamadas quando havia sobra do imunizante. Já nos drives e outros locais, senhas eram distribuídas no início da manhã.

De acordo com a Sesau, desde fevereiro, 5.213 pessoas fora dos grupos prioritários foram imunizadas com as doses da xepa, nos mais de 60 pontos de vacinação na Capital.

Este tipo de aplicação gerou polêmica, pois algumas pessoas questionaram o fato de pessoas fora do grupo prioritário, especialmente quando muito jovens, serem imunizadas primeiro.

Com a atualização, agora os frascos, mesmo abertos, serão recolhidos nos pontos de imunização e refrigerados novamente, sendo redistribuídas no dia seguinte para continuidade da vacinação no grupo previsto.

No entanto, conforme a Sesau, previsão é que as doses disponíveis durem até hoje e nova remessa de imunizantes deve chegar à Capital apenas no fim desta semana. Até lá, a imunização será paralisada por falta de doses.

Neste caso, as doses que sobrarem ao fim da vacinação de hoje, serão destinadas à profissionais de saúde.

 

Atualização

O envasamento da vacina Astrazeneca é feito em frasco ampola multidose com 5 doses (0,5ml/dose). Antes da atualização, a orientação era de que todas as doses fossem utilizadas em até seis horas após a abertura do frasco.

No entanto, nova avaliação comprovou a estabilidade dos componentes a partir do momento da punção do frasco até a administração, por no máximo seis horas em temperatura ambiente, até 30ºC, ou 48 horas sob refrigeração de 2 a 8º C.

Ou seja, caso a ampola aberta seja novamente refrigerada, a capacidade de imunização permanece a mesma por até 48 horas, desde que ela não tenha ficado fora de refrigeração por mais de seis horas.

Desta forma, as doses sobressalentes não serão utilizadas pelo município para uso emergencial. A exceção será quando o prazo entre o armazenamento e a aplicação prevista for superior a 48 horas.

 

Coronavac

Diferentemente da vacina da Astrazeneza, a Coronavac-Sinovac-Butantan deve ser utilizada em um prazo máximo de até 8 horas depois da abertura do frasco, o que implica na continuação da utilização emergencial nas xepas. 

Porém, a Capital não tem mais doses da Coronavac e a aplicação nos pontos de imunização está sendo realizada apenas com a Astrazeneca.

Uma nova resolução da Sesau deve ser publicada em Diário Oficial com as novas determinações sobre a aplicação de doses sobressalentes.


Correio do Estado




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.