Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pfizer assina acordo de acesso global a genérico de medicamento contra Covid-19

Acordo inclui 95 países, mas Brasil fica de fora


Pfizer assina acordo de acesso global a genérico de medicamento contra Covid-19

A Pfizer disse na terça-feira (16) que assinou um acordo de licenciamento para permitir um acesso global mais amplo à sua pílula experimental contra a Covid-19.

O acordo com a Medicines Patent Pool, uma organização de saúde pública apoiada pelas Nações Unidas, permitiria aos fabricantes de genéricos tornar a pílula amplamente disponível em 95 países de baixa e média renda, cobrindo 53% da população mundial, disse a empresa.

A pílula, conhecida como PF-07321332 ou Paxlovid, deve ser administrada em combinação com um medicamento antiviral mais antigo, denominado ritonavir.

O Brasil ficou de fora do acordo, o que obrigará o país a comprar o comprimido diretamente da fabricante Pfizer, provavelmente a valores mais altos. Os vizinhos Bolívia e Venezuela foram incluídos, além de países como Afeganistão, Haiti, Etiópia e Índia.

No início deste mês, a Pfizer anunciou os principais resultados de seu ensaio, dizendo que uma análise provisória – feita antes do término do ensaio – mostrou uma redução de 89% no risco de hospitalização ou morte por Covid-19 entre as pessoas que receberam o medicamento no primeiros três dias do início dos sintomas.

“A Pfizer não receberá royalties sobre as vendas em países de baixa renda, e ainda renunciará aos royalties sobre as vendas em todos os países abrangidos pelo acordo, enquanto a Covid-19 permanecer classificada como uma Emergência de Preocupação Internacional pela Organização Mundial da Saúde”, disse a Pfizer no comunicado.

O Medicines Patent Pool, fundado pela Unitaid há 10 anos, facilita o acesso rápido a medicamentos para pessoas em países de baixa e média renda.

A Pfizer ainda não submeteu a pílula à autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, mas disse que o faria antes do final do mês.

No final do mês passado, a Merck, a Ridgeback Biotherapeutics e o Medicines Patent Pool anunciaram um acordo de licenciamento voluntário para ajudar a criar um acesso mais amplo ao antiviral molnupiravir em 105 países de baixa e média renda.

O molnupiravir é um antiviral oral para o tratamento de casos Covid-19 leves ou moderados por adultos em risco de desenvolver uma forma mais grave da doença e uma eventual hospitalização. Ele foi autorizado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido no início deste mês, e as empresas solicitaram autorização do FDA dos EUA.

Merck, Ridgeback Therapeutics e Emory University – os criadores e detentores da licença do antiviral – não receberão royalties por essas vendas durante o tempo em que a Covid-19 permanecer uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional sob as classificações da Organização Mundial de Saúde, anunciaram.

CNN





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.