Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em uma semana, Mato Grosso do Sul registrou 20 mortes por Covid-19

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), MS tem aproximadamente 500 mil pessoas com o ciclo vacinal incompleto 10/01/2023 11h32 CAUÊ REIS


Em uma semana, Mato Grosso do Sul registrou 20 mortes por Covid-19

Por Correio do Estado

O Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado nesta terça-feira (10), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), indica que houve cerca de 2.887 novos casos confirmados do coronavírus em Mato Grosso do Sul no período de uma semana.

Além disso, o Boletim aponta que, de 3 a 10 de janeiro, foram registrados 20 mortes pela doença no eEtado, incluindo de uma mulher de 20 anos, moradora de Sidrolândia, sem comorbidades.

Os dados indicam que foram, em média, três mortes por dia.

A SES lembra que nem todas as mortes aconteceram nesse período, sendo que algumas estavam represadas.

Desde o início da pandemia, o estado contabilizou 599.285 casos confirmados da doença, de acordo com a secretaria.

Ainda conforme o boletim, 59 pacientes estão hospitalizados por conta da doença, 35 em leitos clínicos e 24 em UTIs.

O município de Campo Grande registrou o maior número de casos confirmados, sendo 527 em uma semana, seguido de Dourados, 436 registros e Três Lagoas, com 182 contaminações da Covid-19.

Vacinação na Capital

A SESAU (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), informa que a Capital possui déficit dos imunizantes: coronavac, astrazeneca, pfizer pediátrica e janssen. Mas que possui estoques das vacinas pfizer baby e adulto.

A Secretaria relata que esse déficit de vacinas pode  impactar a cobertura vacinal da população já que “a vacinação fica restrita, somente há imunizantes para bebês (de 6 meses à 3 anos), adolescentes a partir de 12 anos e adultos”.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, cerca de 80 mil pessoas não completaram seu ciclo vacinal contra a Covid-19 em Campo Grande. 

Já no Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que quase 500 mil pessoas (com idade entre 12 e 34 anos) não tomaram as doses de reforço contra a Covid-19.

Além disso, a pasta afirma que não há falta de vacinas em MS e faz apelo para que a população complete seu esquema vacinal.

De acordo com a SES, não há falta de imunizantes contra a Covid-19 para atender a população adulta sul-mato-grossense.

Por outro lado, MS registra déficit das vacinas Pfizer baby e pediátrica, a pasta informa que essa falta de vacinas é sintomática e  atinge todo o país.

Por fim, a Secretaria discorre que depende do Ministério da Saúde para que os estoques dos imunizantes para crianças sejam abastecidos.

“Quanto à imunização de crianças, a SES/MS aguarda o Ministério da Saúde enviar novas remessas da Pfizer Baby e da Pfizer Pediátrica. O Governo do Estado segue empenhado em priorizar a vacinação de todos e todas sul-mato-grossenses”, finaliza em nota.

Distribuição

O Ministério da Saúde concluiu, na última segunda-feira (09), a distribuição de quase 800 mil doses de vacinas contra a Covid-19 a nove estados e o Distrito Federal. As distribuições foram da pfizer destinada ao público adulto. A pasta informa que “a distribuição é feita de maneira proporcional e igualitária, seguindo a pactuação entre a Pasta da Saúde e governos locais”.

A Pasta da Saúde alerta para que a população complete sua cobertura vacinal, o Governo Federal reitera que todos que ainda não completaram o esquema vacinal com a dose de reforço, devem buscar uma unidade de saúde para a imunização. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os percentuais de aplicação das doses de reforço, essenciais para manter a proteção contra o vírus, não estão em patamares satisfatórios, o que pode contribuir para eventuais novas ondas da doença.

“Temos muita convicção sobre o poder de proteção das vacinas. Por isso, quero conclamar a todos os brasileiros e brasileiras que completem o esquema vacinal contra a Covid-19. Também reitero a importância de vacinar as crianças. Só assim conseguiremos manter índices de internação e mortes em baixa”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Confira abaixo a quantidade de doses destinada aos estados nesta pauta de distribuição:

  • DF: 5,8 mil;
  • RO: 29,2 mil;
  • AC: 36;
  • MS: 60 mil;
  • CE: 100 mil;
  • SE: 64,3 mil;
  • RJ: 300 mil;
  • AC: 11,7 mil;
  • BA: 204 mil;
  • TO: 10 mil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.