Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Processo da vacina contra dengue está em análise na Anvisa

Farmacêutica responsável pela vacina se reúne com a Anvisa nesta terça (10/1) para discutir a liberação do imunizante em território nacional


Processo da vacina contra dengue está em análise na Anvisa

Por Metrópoles

Uma nova vacina contra a dengue está sendo analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma possível aprovação. De acordo com a farmacêutica Takeda, responsável pela produção da vacina, o pedido inicial de liberação foi realizado em abril de 2021. No entanto, a Anvisa só deu continuidade à análise em dezembro de 2022, depois que a empresa respondeu a alguns requerimentos.

Ainda nessa terça (10/1), uma reunião deve ocorrer entre a Anvisa, representantes da Takeda e especialistas em dengue. Ainda não há previsão de quando a avaliação da agência será concluída. O imunizante também é conhecido como TAK-003 ou Qdenga.


Qdenga

A vacina é do tipo vírus atenuado, quando o patógeno é modificado para não causar a doença, mas desencadear a resposta imune do organismo. Ele é recomendado para pessoas de 4 a 50 anos.

A vacina Qdenga foi fabricada a partir do sorotipo 2 do vírus causador da dengue, que oferece o principal suporte genético para todos os outros quatro vírus da vacina, chamados de DENVax-1, DENVax-2, DENVax-3 e DENVax-4.

A pesquisa, que está na terceira fase do ensaio clínico, está avaliando a segurança e eficácia de duas doses da Qdenga na prevenção de dengue sintomática.

A etapa envolve mais de 20 mil crianças e adolescentes saudáveis, com idades entre quatro e 16 anos, que vivem em regiões endêmicas para a dengue. Países como o Brasil, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Nicarágua, Filipinas, Tailândia e Sri Lanka estão na lista.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.