Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Civil de Chapadão do Sul esclareceu dois homicídios através de exame de microcomparação balística

Impressões digitais também são usadas para ajudar nas investigações e apontar autores de furtos e roubos.


Polícia Civil de Chapadão do Sul esclareceu dois homicídios através de exame de microcomparação balística

Por Chapadense News - César Rodrigues|A Polícia Civil de Chapadão do Sul confirmou a autoria de dois homicídios ocorridos na cidade no ano passado    através de exame de microcomparação balística. Durante ocorrências envolvendo crimes de morte duas destas armas usadas foram apreendidas. Teve início à investigação técnica com os projéteis encaminhados ao     IALF (Instituto de Análise Laboratorial Forense). Uma destas armas foi apreendida com um homem morto em confronto com a polícia.

Através de um microscópio são analisadas as ranhuras do metal do cano da arma com o projétil durante o disparo. A perícia técnica tem sido uma importante aliada da polícia na elucidação de crimes ocorridos em Chapadão do Sul. Impressões digitais também são usadas para ajudar nas investigações e apontar autores de furtos e roubos.

Num dos casos  a arma de um dos autores foi usada na prática de um homicídio numa madrugada. No dia seguinte a pistola foi apreendida numa ação policial. A perícia colocou o autor na cena do crime. A análise balística desempenha um papel crucial na investigação criminal, pois permite identificar e associar uma arma de fogo a um determinado crime. Utilizando técnicas avançadas, os peritos balísticos podem analisar as características únicas das armas, como marcas de raiamento, calibre e características do projétil.

Além disso, a análise balística permite também a identificação da trajetória do projétil, o que é de extrema importância para a reconstrução dos fatos em uma cena de crime. Com base nas informações obtidas, é possível determinar a direção dos disparos, a distância entre o atirador e a vítima, assim como a possível posição do atirador no momento do crime.

Desempenha  papel fundamental na solução de crimes, uma vez que fornece evidências científicas e técnicas que podem ser apresentadas em um tribunal. Os resultados obtidos pela análise balística são frequentemente considerados provas irrefutáveis, pois são baseados em análises científicas e imparciais.

Além disso pode ajudar a identificar padrões de crimes em série, uma vez que as características das armas e dos projéteis podem ser comparadas entre diferentes casos. Essa comparação permite que os investigadores estabeleçam conexões entre crimes aparentemente não relacionados, ajudando a identificar e prender criminosos em série.

Oferece informações cruciais para a resolução de crimes. Por meio dessa disciplina, é possível identificar a arma utilizada, determinar a trajetória dos disparos e reconstruir as circunstâncias do crime. Com técnicas avançadas e resultados científicos imparciais, a análise balística contribui para a obtenção de provas robustas e para a identificação de padrões em crimes em série. Dessa forma, essa ferramenta se torna indispensável no trabalho das autoridades no combate à criminalidade.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.