Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Campo Grande quer se tornar Cidade Digital até 2020

No próximo dia 25 de abril, Fórum na capital reunirá prefeitos, gestores e vereadores para tratar da modernização dos municípios da região

Correio do Estado
Campo Grande quer se tornar Cidade Digital até 2020 Capital de MS, Campo Grande.

Uma capital inovadora, eficiente, que atrai investimentos e consegue oferecer muita conectividade para a população e empresas. Essa é a meta de Campo Grande ao se tornar Cidade Digital até 2020. Com quase 1 milhão de habitantes e tradicional rota de quem ama as aventuras no Pantanal, a capital do Mato Grosso do Sul corre para tirar a defasagem tecnológica de pelo menos uma década.

 

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), Paulo Fernando Garcia Cardoso, conta que os investimentos começaram a partir de 2018, após a criação da Agência no ano anterior, e vão desde a atualização do parque de máquinas à implantação de softwares de gestão para as Secretarias, com destaque para a informatização de pastas como Saúde, Educação, Finanças e RH. “Começamos com a infraestrutura, atualização do parque tecnológico (São mais de 15 mil computadores), melhorias na qualidade da internet e levando o sinal onde não havia conexão, implantação de telefonia digital, além de regras de boas práticas de governança e TI. São dezenas de projetos iniciados com os clientes que são as Secretarias, o que demonstra a confiança nas entregas que a Agência de Tecnologia vem fazendo”, comenta o diretor, ressaltando a economia gerada com a contratação de links dedicados, caindo pela metade o valor pago na conta. 

 

Entre as ações ele destaca o Portal do Cidadão, que reúne os serviços da Prefeitura de forma online, e o Fala Campo Grande, plataforma criada para receber as demandas da população, incluindo os processos solicitados pelos vereadores. E com a ampliação da entrega do sinal de internet em toda cidade, Cardoso cita novos projetos para Campo Grande como a possibilidade de ampliação das câmeras de segurança, disponibilização de internet gratuita nos parques e aplicação de inteligência nos serviços de iluminação pública e mobilidade. “Nós estamos levando internet também aos distritos para atender mais de 30 locais. Esse ano o cenário é muito positivo. Estamos implantando várias iniciativas, muitas delas simples como o uso de QRCODE para divulgação de eventos, onde você economiza com impressão e faz com que as pessoas tenham a informação daquele local, e o CCZ Online, que será implantado a partir de maio, passando os processos a tramitar de forma online para atendimento e agendamento de castrações. Isso vai acabar com o problema das filas. Nossa ideia é doar essa ferramenta para outros municípios”, adianta.

 

Outro ponto importante, observa o diretor, é o planejamento municipal de tecnologia para os próximos anos. “Além de resolver os problemas, temos que pensar no futuro. Por isso estamos preparando o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para ver o que Campo Grande precisa para os próximos anos”, frisa Cardoso.

 

Encontro – E para facilitar as inovações na Capital e nos demais municípios da região, a Prefeitura de Campo Grande e a Rede Cidade Digital (RCD) realizam no dia 25 de abril o I Fórum de Cidades Digitais do Centro do Mato Grosso do Sul, direcionado para prefeitos, gestores e vereadores da região, com o objetivo de promover a troca de experiências e trazer soluções às Prefeituras interessadas na promoção do desenvolvimento socioeconômico por meio da tecnologia. “O principal de uma cidade digital e inteligente são as inúmeras facilidades criadas e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. O Fórum traz iniciativas em andamento nas cidades, políticas públicas e serviços de mercado”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

 

A RCD promove encontros do gênero, gratuitos para servidores públicos, em parceria com Prefeituras, Associações de Municípios e Governos Estaduais atualmente em sete estados brasileiros. Além do Mato Grosso do Sul, fóruns e congressos de cidades digitais acontecem em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. “A ideia é sempre facilitar a modernização, principalmente, dos pequenos e médios municípios, tratando de soluções de acordo com as suas realidades”, completa Marinho.

 

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais em Campo Grande estão abertas e podem ser feitas pelohttp://forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR, Inovadora Sistemas, CTMGEO e InnovaCity; patrocínio bronze da PlayTable, além do apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Hotéis Deville Prime, Ibis, Novotel Campo Grande, Manura Churrascaria e Cozinha Árabe e do Canal Gerência Pública.

 

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Centro do Mato Grosso Sul

25 de abril, em Campo Grande

Local: Auditório Museu Dom Bosco | Av. Afonso Pena, 7000. Cidade Jardim

Inscrições gratuitas para servidores públicos, academia e entidades

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.