Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tributo imortaliza João Carreiro com lançamento de músicas e inauguração de estátua no CLC

Tributo a João Carreiro acontecerá em junho, no CLC, com música, inauguração de uma estátua e muita emoção


Tributo imortaliza João Carreiro com lançamento de músicas e inauguração de estátua no CLC

O Circuito de Laço Comprido (CLC), em colaboração com a UP Artistas, planeja para o mês de junho, uma celebração memorável em honra ao legado de João Carreiro, cantor, violeiro e compositor inesquecível, falecido em janeiro deste ano. O evento "Comitiva JC – a viola nunca vai morrer" promete ser uma fusão emocionante de música, arte e memória, incluindo um concerto, a inauguração de uma estátua e a abertura de um memorial dedicado à vida e obra do artista. Essas homenagens ocorrerão durante o 10º Campeonato Brasileiro de Laço Comprido, no próprio CLC.

Abeldes Junior - Pitiço, diretor do CLC, expressou seu sentimento pela escolha do local por João Carreiro como lar. "O CLC era a casa de João Carreiro. Ele escolheu este lugar para viver com sua família, onde compôs e gravou suas músicas. Portanto, é mais do que justo homenageá-lo durante o campeonato, que este ano celebra seu décimo aniversário," disse Pitiço, enfatizando a conexão pessoal do artista com o CLC.

Juvenal Irene, artista responsável pela construção da estatua (Foto: Léu Britto/Agência Mural)Juvenal Irene, artista responsável pela construção da estatua (Foto: Léu Britto/Agência Mural)

O artista escolhido para criar a estátua de João Carreiro é Juvenal Irene, um reconhecido pintor, escultor e professor de artes, conhecido por seu trabalho no 'Monumento do Peão', em Barretos. A escolha de Irene foi fruto de uma conexão especial e admiração por seu trabalho anterior, conforme destacado durante a organização do evento. "Um amigo nosso, que também é dono de um dos anjos e tem relações com o CLC em São Paulo, conhecia o artista. Procuramos vários artistas com obras pelo país e Juvenal Irene foi quem mais nos atraiu. Vimos muitas de suas obras, incluindo a Estátua de Barretos, que é uma criação dele," compartilhou a equipe organizadora.

A estátua, projetada para ter 7 metros de altura e ser feita de sólido de polímeros, carga mineral e fibra de vidro, com um acabamento que simula bronze envelhecido, tem um prazo de execução de quatro meses e um custo estimado em R$ 91.840,00. Além da estátua, será estabelecido um memorial com itens pessoais do artista, proporcionando uma conexão mais íntima entre o público e o legado de Carreiro.

Viola de João Carreiro posicionada ao lado da mesa de entrevista Viola de João Carreiro posicionada ao lado da mesa de entrevista 

O evento incluirá o show "Comitiva JC – a viola nunca vai morrer", com entrada gratuita, reunindo artistas para interpretar composições de Carreiro, incluindo inéditas. Este tributo musical no CLC cumprirá um sonho do próprio João Carreiro, de levar a viola para todo o Brasil, especialmente para o Mato Grosso do Sul (MS).

Henrique Borges, representante da UP Artistas, falou sobre a missão de continuar o projeto de Carreiro e a empolgação dos artistas em participar. "Esse era um sonho do João Carreiro... Infelizmente, ele não pôde realizar, e agora nós temos essa missão. Estamos montando a grade de artistas, e todos, sem exceção, querem estar no projeto. Acreditamos que no próximo mês já divulgaremos os primeiros nomes," revelou Borges, ressaltando o impacto duradouro de Carreiro na música sertaneja de raiz.

Francine Caroline Pereira de Souza, viúva de João Carreiro, assegura que o tributo seguirá os desejos do artista, mantendo sua música e paixão pela viola vivos. "Vamos tomar essas decisões em conjunto com o escritório. Vamos soltar as músicas e clipes conforme o gosto e a vontade dele, que já havia expressado," afirmou Francine, evidenciando o compromisso em preservar a autenticidade e os desejos de Carreiro.

Cantor sertanejo João Carreiro morreu aos 41 anos nesta quarta-feira, (3). Cantor sertanejo João Carreiro morreu aos 41 anos

A celebração vai além da estátua e do concerto, com a criação do "Instituto João Carreiro" planejada para ensinar crianças a tocar viola, um projeto. A organização cultural do show é da UP Artistas, empresa que gerencia a carreira de João Carreiro, além de outros artistas renome regional e nacional. O evento tem apoio da Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado de MS.

Fonte: A Crítica Net




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.