Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,23/04/2024

  • A +
  • A -

Aguardado há mais de 20 anos, o tão almejado IML entrará em funcionamento em Costa Rica, amenizando a dor de famílias enlutadas

O IML de Costa Rica atenderá 06 municípios, incluindo Paraíso das Águas e Chapadão do Sul e agilizando liberação de cadáveres.


Aguardado há mais de 20 anos, o tão almejado IML entrará em funcionamento em Costa Rica, amenizando a dor de famílias enlutadas

Aguardado há mais de 20 anos e com constante cobranças da imprensa regional, diante dos relatos desesperadores de famílias, que aguardavam mais de 12 horas para início de atos fúnebres em casos de mortes violentas.

Tanto Paraíso das Águas, quanto Chapadão do Sul e mais 04 cidades, serão atendidas no Núcleo da Unidade Regional de Perícias Criminalística e Medicina Legal de Costa Rica, conforme ato oficial publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 10.887, do último dia 08 de julho de 2022.

Atualmente, os casos de morte violenta ou suspeita, são encaminhados para o IMOL (Instituto Médico Odontológico Legal) de Paranaíba (MS), distante 280 quilômetros de Paraíso das Águas, o que leva mais de 12 horas entre viagem e liberação do corpo para os atos fúnebres. Já houve casos, dos corpos serem encaminhados para a cidade de Três Lagoas, para a unidade do IML local, uma distância de 320 km.

Serão realizados exames de corpo de delito e necropsia, entre outros serviços prestados. São 10 Peritos Oficiais (5 Peritos Criminais e 5 Médicos Legistas), 7 Agentes de Polícia Científica e 4 Peritos Papiloscopistas para tender na unidade.
A instalação veio complementar a URPI CR (Unidade Regional de Perícia e de Identificação de Costa Rica), com abrangência nos municípios de Costa Rica, Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Figueirão e Paraíso das Águas. Atendendo um conjunto de esforços, desde do governador Reinaldo Azambuja, prefeito Cleverson Alves dos Santos, vereadores, sindicatos das categorias e pedidos da própria população.
A Unidade Regional de Perícias abriga três institutos diferentes, o Núcleo Regional de Criminalística e o de Medicina Legal, além do Posto de Identificação da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
O responsável pela unidade toda é o perito criminal, Márcio Tobias Oliveira da Silva. Já o chefe do Núcleo de Medicina Legal ainda não foi definido.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos que tem uma gestão pautada em cuidar das pessoas e do seu bem-estar, ressalta a importância dessa conquista não só para a cidade, mas para toda região.
“Antes do atendimento, pessoas que precisavam desse serviço de Perícias Criminalística e Medicina Legal precisavam ir até a cidade de Paranaíba, a 260 quilômetros de Costa Rica. Contado ida e volta, percorriam até 520 quilômetros. Agora tudo será mais rápido. Vai encurtar distâncias e diminuir a dor e o sofrimentos dos familiares e amigos de pessoas que falecem em acidentes ou mortes a serem esclarecidas e traz um pouco de dignidade a todos”, argumenta o gestor.

O ex-prefeito de Paraíso das Águas, Ivan da Cruz Pereira (Xixi) também agradeceu ao empenho do governador Reinaldo Azambuja, pela atenção à este pedido que vem sendo feito há anos, desde as gestões anteriores do governo do Estado, que somente agora, será realidade e contemplando toda a região. "O governador Reinaldo Azambuja prova mais uma vez, que está fazendo uma gestão municipalista e atendendo as principais necessidades de toda a população. Este IML vem de encontro com as necessidades regionais e amenizando a dor e sofrimento de familiares que perdem seus entes queridos, que além da dor da perda, ainda enfrentam a burocracia e o longo tempo de espera, aumentando ainda mais o sofrimento destas pessoas", destaca.

A Unidade de Criminalística e Medicina Legal funcionará na Rua Domingos Augusto Coelho, 511 (Prédio temporário que abrigou o Detran/MS em frente à Energisa).
Apenas municípios de MS, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Ponta Porã, Amambai, Nova Andradina, Bataguassu, Fátima do Sul, Naviraí e Jardim, dispõe de Núcleos nas Unidades Regionais de Perícias Criminalística e Medicina Legal e agora, Costa Rica.
Os profissionais que estão prontos para Costa Rica:
Peritos Criminais de Costa Rica
Julia Raquel Lino e Freitas
Alfrink Haruo Kikuchi Porfirio
Roge Augusto Tolentino Fernandes
Sabrina Bassini Pereira
Renata Rúbia Carvalho Araujo
Rodrigo Evaristo Wenceslau
Márcio Tobias Oliveira da Silva
• Peritos Médicos Legistas de Costa Rica
Juliano Parmigiani
Leonardo Pereira Alves
Ricardo Yutaka Ota
Talita Franco Pasquantonio
Waner Neiva Fonseca Junior
• Agente de Polícia Científica de Costa Rica
Stella Bettiol de Freitas Ahad de Oliveira
Guilherme Giarola de Almeida
Rodrigo Borges Gomes
Sttefany Salina dos Santos
Agnaldo Martins da Silva Junior
Andréa Ramalho Mihaliuc
Natalia Franco Pasquantonio
• Peritos Papiloscopistas
Lara Cristina Gonçalves Lopes
Tatiana Dos Santos Ferreira Ortega
Thiago Ferreira Pussoli
Yan Carlos Goncalves Brunetta
Cacildo Lacerda Amorim
Débora Lira Colombelli
Informações adicionais: Assessoria de Comunicação - PMCR




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.