Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

'Filha de peixe, peixinho é' Ylana Rodrigues, filha do jornalista César Rodrigues degusta Bolo para intolerantes à glúten

Ylana Rodrigues residiu nos Estados Unidos e está visitando o pai em Chapadão do Sul


'Filha de peixe, peixinho é' Ylana Rodrigues, filha do jornalista César Rodrigues degusta Bolo para intolerantes à glúten

O poeta de cordel Robson Shiliek também é conhecido pelo veio culinário e a curiosidade em criar iguarias novas, personalizadas aos clientes e sempre sob encomenda.  Recentemente fez um curso de capacitação de Higiene e Manipulação de alimentos pelo Senac, Turismo e Gastronomia. Sua última obra – cuja receita e o modo de preparo é um segredo – é o bolo de mandioca com óleo de coco natural, açúcar mascavo e mel. Pode ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten.    

A outra receita desenvolvida por Robson Shiliek leva açúcar convencional, mas também é a base de óleo de coco natural. No ano que vem  Robson estará trabalhando com mais afinco no setor gastronômico para atender as demandas de mercado como este bolo de mandioca, açúcar mascavo e mel, sem trigo.

AVALIAÇÃO DE NUTRICIONISTA

A degustação foi feita pela nutricionista Ylana Rodrigues que está em Chapadão do Sul visitando familiares. Ela é Nutricionista Clínica com foco em Comportamento Alimentar, formada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com período de intercâmbio de cerca de dois anos nos Estados Unidos. É mestre em Ciências da Nutrição com ênfase em Epidemiologia pela UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde).

Segundo a profissional o bolo de mandioca de Robson Shiliek é uma preparação culinária à base de alimentos in natura e minimamente processados, sem adição  de ultraprocessados em sua composição. Destacou que o Guia Alimentar para População Brasileira, maior diretriz de alimentação saudável no Brasil, recomenda que esses alimentos sejam à base de nossa alimentação.

A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é um patrimônio da cultura alimentar do Brasil. Além disso, é um alimento que fornece a energia que nosso corpo precisa para atividades básicas, como caminhar, trabalhar, estudar, etc. Acompanhado de um café preto, é uma ótima refeição pré-treino, desde que seja consumido com certa antecedência, de 1 a 3 horas antes para maior conforto gástrico – especialmente no caso de exercícios físicos intensos -.  

Quando comparado a um bolo tradicional com farinha branca refinada, o bolo de mandioca promove maior saciedade pelo seu alto teor de fibras. Assim, ficamos satisfeitos com menores quantidades. Além disso, dentro de uma alimentação equilibrada, a mandioca pode auxiliar no controle glicêmico de pessoas com diabetes. Lembrando que todas as pessoas com diabetes podem e devem consumir alimentos fonte de energia como arroz, batata e mandioca.

Quando se trata de inclusão, o bolo também vai bem para pessoas com diagnóstico clínico de doença celíaca, intolerância ao glúten ou lactose, pois não há farinha de trigo, leites ou laticínios em sua composição.  Além de mandioca, mel, óleo de coco natural e açúcar mascavo, o bolo também leva autenticidade, sabor, cuidado, e outros ingredientes especiais. Quem adquire esse produto, valoriza o trabalho artesanal, local, e promove saúde!

Para orientações individualizadas, procure um nutricionista qualificado para o acompanhamento.

 ENCOMENDAS Robson Shiliek – (67) 99893-1504     

CONTATO com a Nutricionista Ylana Rodrigues pelo link https://iplogger.org/ylananutri

Por César Rodrigues/Chapadense News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.