Seja bem-vindo
Paraíso das Águas,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Abigeato: preso acusado de furtos de gados na região

Homem foi preso pela Polícia Militar de Chapadão do Sul; animais eram carneados ainda vivos.


Abigeato: preso acusado de furtos de gados na região

A Polícia Militar de Chapadão do Sul cumpriu Mandado de Prisão e tirou de circulação um homem procurado pelo crime de Abigeato (roubo de gado). A localização se deu na zona rural do município, mas os crimes foram praticados em Cassilândia. Este tipo de delito causa enorme prejuízo aos grandes pecuaristas e aqueles da agricultura familiar que possuem algumas cabeças. Estes sentem mais os ataques porque vivem com poucos recursos e nem sempre possuem condições de repor o animal usado  na produção de leite  ou carne.

São vários os ataques em propriedades rurais de Chapadão do Sul e cidades como Costa rica, Paraiso das Águas, Cassilândia  e no distrito de Pouso Alto. Em abril do ano passado o ataque feito numa propriedade rural no quilômetro 320 da BR-060 e marcado por requintes de crueldade. O animal foi carneado vivo para acelerar o crime e evitar  a presença do dono. No dia 5 de setembro um bovino também foi morto à bala e destrinchado na fazenda Cachoeira, localizada nas proximidades da MS-209, próximo do rio Indaiá.

Nesta ocorrência da BR-060 o crime foi descoberto no dia seguinte. A carcaça foi encontrada desossada e sem o couro, sugerindo que os criminosos tiveram bastante tempo para agir e sabiam das rotinas da propriedade. Grande parte da carne da vaca foi levada. Já neste caso próximo do rio Indaiá funcionários da propriedade notaram que algumas reses tinham pulado a cerca. Após buscas elas foram sendo localizadas e apreendidas. Durante o trabalho de recolhimento foi encontrado apenas a cabeça de uma vaca e a bala da arma usada para abatê-la.

Estes registros servem de alerta aos produtores rurais da região que deixam as fazendas vazias. Os abigeatários conhecem o terreno e agem com a certeza da impunidade. Os crimes costumam se repetir até alguém ser preso ou até morto em confrontos com peões das propriedades.

Policiais civis de Camapuã já prenderam em flagrante dois ladrões de gado após investigações com a participação do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Sequestros (Garras) no monitoramento na Fazenda Lajeado, na BR-060, eles foram presos num veículo Fiat/Uno que agia como batedor para o caminhão de transporte dos animais. Com ele foi apreendida uma nota fiscal e uma Guia de Transporte Animal que seria utilizada em caso de abordagem por qualquer fiscalização. Os documentos eram falsos com número de animais e origem diversa. A carga de 20 cabeças incluía três vacas gordas que seriam encaminhadas posteriormente para abate em um frigorífico.  

Fonte: César Rodrigues/Chapadense News




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.